WORKSHOPS:

A Cambridge Institute for Family Enterprise desenvolve workshops privados e sob medida para times de liderança de empresas, grupos de acionistas e grupos de governança. Estas experiências intensas e inovadoras com duração de três a cinco dias mesclam aulas instigantes conduzidas por especialistas mundiais em conteúdo com discussões bem fundamentadas e facilitadas sobre sua organização ou grupo, e seus objetivos e desafios. O intuito é desenvolver ou aprimorar um plano estratégico com metas e iniciativas específicas que fazem a diferença.

Estes programas transformadores e intensivos desenvolvem e aceleram as estratégias inovadoras que alcançam um desempenho inédito para empresas e outras organizações familiares, promovendo o alinhamento do time participante. Participantes saem com um entendimento claro, assim como, com um plano de ação adequado para alcançar a visão da família e dos acionistas para empresa e o empreendimento.

Nossos programas são feitos sob medida, considerando os objetivos, interesses e nível de experiência dos participantes. A personalização dos tópicos, currículos, times de instrutores, duração e localização promovem uma experiência educacional transformadora e impactante.

Entre em contato conosco para criarmos um workshop intensivo e personalizado para seu time.

Exemplos de Programas Transformacionais

Transformação Corporativa

Os conselheiros da empresa holding de um conglomerado diversificado participaram de um workshop de 5 dias em Cambridge, Massachusetts, elaborado e liderado pela CFEG. O grupo de acionistas desta família e o time de liderança de contribuintes não familiares saíram com um nível de entendimento mais aprofundado da visão do dono para a empresa e como revisar sua organização corporativa para enfrentar os novos desafios globais e se preparar para o futuro. Com instrutores e facilitadores da CFEG, da Harvard Business School, e de algumas das principais empresas familiares do mundo, este workshop intensivo ofereceu uma imersão profunda nas últimas tendências, desafios e oportunidades mais recentes da própria empresa, assim como, sessões de trabalho para criar planos de ação tangíveis. Os tópicos abordados incluíam: como identificar a vantagem competitiva da empresa; como construir uma estratégia de talentos para sua empresa; como elaborar e recrutar para seu modelo de governança corporativa de dois níveis; a aplicação dos modelos de private equity para sua empresa, e como liderar conselhos de administração na empresa holding e nos níveis operacionais da empresa. Ademais, os membros da família presentes no conselho administrativo entenderam melhor como adaptar sua função de liderança de maneira eficiente com a nova organização corporativa. Os participantes afirmaram que, “Este workshop acelerou o processo de tomada de decisão da organização em três anos”. 

Preparação do Conselho de Administração para a Sucessão

O Conselho de Administração de um gigante da indústria, que está em sua última geração, participou de um workshop em Cambridge, Massachusetts, para se preparar para a transição da liderança executiva, que passaria de uma geração para a próxima. Ao se preparar para a transição para seu primeiro presidente de fora da família, a família e os diretores não familiares buscaram elaborar seu processo sucessório com as melhores práticas de ponta e comparando-as com os líderes da indústria ao redor do mundo. Este workshop abordou as filosofias e práticas de uma transição sucessória profissional; como adaptar o planejamento sucessório às complexidades de sua empresa familiar e indústria; a criação e o papel da empresa holding; a diferença entre as funções do Presidente (do Conselho), CEO e COO; melhores exemplos de transições geracionais de sucesso; armadilhas comuns e lições a serem aprendidas de tentativas de sucessão fracassadas; como envolver a família e os acionistas no processo; e sessões de trabalho para elaborar e dar sequência a seu próprio cronograma de planejamento sucessório. O workshop promoveu muitas discussões sobre o rumo da empresa e da indústria, a evolução das necessidades da liderança nesta indústria em constante e rápida mudança, e as complexidades de escolher um talento fora da família em uma empresa familiar.

Transformação do Conselho de Administração

Os acionistas da família de uma empresa familiar passando por rápido crescimento buscavam internacionalizar sua empresa e alcançar novos níveis de crescimento, rentabilidade e reconhecimento mundial. Seu conselho atual os tinha conduzido de forma admirável até os atuais níveis de desempenho, mas não estava conseguindo ajudá-los a dar aquele salto final para se tornar um player global em sua indústria. O workshop que preparamos para eles discutiu como reformular seu modelo de governança para ter o conselho de administração necessário para a próxima etapa. Por meio de apresentações sobre as melhores práticas de governança corporativa e modelos de estrutura organizacional para empresas multinacionais, e discussões com os presidentes de conselho de empresas familiares com liderança mundial, os acionistas saíram com um novo desenho para sua estrutura de governança corporativa. Entenderam qual o novo perfil e padrão de desempenho para membros de seu conselho administrativo, e desenvolveram um plano de ação para desfazer seu conselho atual e criar um conselho novo e transformado. Ao fazer isso, reconheceram que um conselho corporativo forte exige um relacionamento simbiótico com forte governança na família e acionistas; portanto, surgiu um novo conselho da família e de acionistas, com papéis diferenciados buscando trabalhar de forma coordenada.

Transformação do Conselho de Família

Um Conselho da Família que tinha bom desempenho há anos percebeu que estava perdendo ímpeto e estavam desprovidos de motivação. Apesar de tornarem-se especialistas na organização de reuniões familiares, mantendo a família informada sobre a empresa familiar e outras atividades, e também oferecendo ocasionalmente programas educacionais, eles não conseguiam perceber que estas atividades precisavam ser regidas por uma missão da família e um plano estratégico claro para atingir os objetivos chave da família. O workshop de 3 dias permitiu o diagnóstico do sistema da família empresária; ajudou o conselho a elaborar a missão da família e o esboço de um plano para realizar esta missão; e criou um fator motivador para que o conselho da família trabalhasse ativamente com a família para desenvolver e alcançar uma estratégia familiar de multigeracional. Além disso, perceberam que o Conselho da Família precisava elevar seu papel e passar a pensar de forma estratégica para a família. Isso ajudou a alta liderança da família a alinhar a estratégia da família à estratégia da empresa e a estratégia patrimonial para desenhar um plano realista para a sustentabilidade de sua empresa familiar.