Lições sobre responsabilidade social oriundas do C-level de empresas familiares

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Episódios de mau comportamento e suspeitas de nepotismo parecem dominar as percepções e a cobertura da mídia a respeito dos membros da próxima geração de empresas familiares – de modo que é fácil assumir que muitos destes membros ascendentes não são dignos de suas posições de influência e valem-se injustamente de sua riqueza e privilégio. No entanto, há uma nova geração de líderes ascendentes de empresas familiares que não é conectada por manchetes indecentes, mas por sua liderança responsável e por seu comprometimento global com o impacto social.

O foco na responsabilidade social é um elemento definidor dos homenageados na 2017 List of 17 Next Generation Family Enterprise Leaders to Watch. Resultado de uma pesquisa mundial que durou o ano todo, realizada pela Cambridge Institute for Family Enterprise, a Lista não identifica somente herdeiros da próxima geração com alta performance que são líderes e empreendedores excepcionais, mas também revela um novo manual de estratégias para a liderança global.

Para todos os dezessete finalistas, o impacto social é um princípio fundamental e inegociável de suas filosofias de liderança. Quando se perguntou à Adriana Cisneros de Griffin sobre responsabilidade social, a finalista desta Lista e CEO de terceira geração do Cisneros Group of Companies afirmou: “não se trata de um capítulo separado em nossos relatórios, não se trata de um departamento separado, não se trata de uma equipe separada de pessoas. Para nós”, disse ela, “é uma parte de quem somos como uma família, como indivíduos e como empresa”.

No Cambridge Institute, vemos o efeito da liderança responsável atuando diariamente. Toda empresa tem mais probabilidade de sucesso quando é orientada por um propósito, tem foco no longo prazo e está assentada em valores amplamente partilhados. Estes, é claro, são traços inerentes às empresas familiares multigeracionais. Por sua própria natureza, elas pensam ao menos uma geração adiante (e frequentemente mais), possuem raízes em suas comunidades e geralmente são mais sensíveis em relação a seus acionistas e funcionários. Os líderes da próxima geração na Lista estão elevando a um novo patamar estas características louváveis e profundamente enraizadas e desenvolvendo filosofias de liderança que não beneficiam somente outras empresas familiares, como também qualquer pessoa dirigindo um negócio hoje e amanhã.

Os líderes de empresa familiar da próxima geração podem parecer ser um grupo improvável ao qual se recorrer para buscar inspiração no que se refere à liderança, na medida em que um questionário global realizado pela firma de relações públicas Edelman teve como resultado que apenas quatro em cada dez pessoas confiam naqueles que herdaram suas riquezas, e há significativamente menos confiança depositada nos líderes da próxima geração do que nos empreendedores e fundadores dos negócios. Ainda assim, a despeito de tais preconceitos enrijecidos contra os herdeiros da próxima geração – devidos a exemplos isolados de socialites, brigas de famílias e parentes em posições não merecidas –, a maioria dos líderes de empresa familiar da próxima geração desafia estes estereótipos e é, na verdade, altamente responsável, profissional e inovadora. Um novo estudo mostra que companhias familiares geridas por sucessores familiares de gerações subsequentes são mais inovadoras do que outras companhias, inclusive do que companhias familiares geridas por seus fundadores.

Tomemos, por exemplo, a Dra. Simone Bagel-Trah, presidente de quinta geração da Henkel AG. Embora microbióloga de formação, ela adota uma abordagem decisivamente macro na inserção da responsabilidade social nas operações de sua firma. “Nós não possuímos apenas uma estratégia corporativa com metas financeiras”, afirma ela, “mas também uma estratégia de sustentabilidade com metas mensuráveis e ambiciosas”.

Ou Suphachai Chearavanont, CEO de terceira geração da True Corporation na Tailândia, ponta de lança no apoio de sua firma de comunicação às escolas carentes de sua nação, fornecendo conexão gratuita de internet e materiais tanto para os professores quanto para os alunos de mais de seis mil escolas. Chamando sua companhia de uma “empresa sustentável baseada em valores”, sua meta é atingir dez mil escolas por todo o reino.

Porque esta geração de líderes é bem formada, dinâmica e amplamente consciente tanto das oportunidades quanto dos desafios do mundo, ela vê a si mesma como cidadãos globais e dedica-se a solucionar problemas tanto globais quanto locais. E, ao fazê-lo, cada um dá uma contribuição única, utilizando as habilidades e recursos distintivamente seus, de suas companhias e de suas famílias. No momento em que o mundo necessita de soluções sustentáveis e de longo prazo para seus complexos desafios, os líderes de empresas familiares caem como uma luva. Eles possuem o suporte de suas famílias para o longo prazo e o horizonte de tempo multigeracional para plantar sementes hoje que darão frutos para as gerações vindouras.

Ao adotar esta abordagem responsável quando à liderança e à gestão, esta nova geração de líderes está mostrando que as empresas podem se sair bem (financeiramente e em outros sentidos) ao mesmo tempo em que fazem o bem para os outros – provando que cada um pode sustentar e aperfeiçoar o outro no longo prazo.

 

Founder and Chairman, Cambridge Family Enterprise Group; Senior Lecturer and Faculty Director, Family Enterprise Programs, MIT Sloan School of ManagementJohn A. Davis is a globally recognized pioneer and authority on family enterprise, family wealth, and the family office. He is a researcher, educator, author, architect of the field’s most impactful conceptual frameworks, and advisor to leading families around the world. He leads the family enterprise programs at MIT Sloan. To follow his writing and speaking, visit johndavis.com and twitter @ProfJohnDavis.