VISÃO GERAL

Programa Future Family Enterprise 2021 no MIT Sloan
Escola de Negócios do MIT Sloan
Cambridge, Massachussets, USA
26 de setembro a 1 de outubro de 2021

O Programa Future Family Enterprise para famílias multigeracionais ajuda os participantes a implementar fatores importantes para o sucesso duradouro da empresa familiar. Conduz estimulantes trocas de experiências, produzindo clareza no caminho a seguir para cada família participante e suas empresas. As famílias aprendem conceitos práticos e práticas testadas – organizadas em torno de exemplos reais de sucesso e fracasso entre gerações – que ajudam no pensamento crítico, na melhora de planejamento e alinhamento a longo prazo, além da definição do roteiro do sistema empresarial das famílias.

O curso tem a duração de seis dias e explora para onde as empresas familiares caminham e como se moldam por várias tendências e interrupções que provavelmente impactarão suas empresas operacionais, patrimônio, escritórios familiares, governança, estratégia de propriedade e gestão de talentos. Ele fornece sessões de planejamento e pensamento estratégico sobre o que pode impulsionar seu negócio na economia futura. O time do MIT explora as oportunidades, desafios e tendências futuras para possuir, governar e gerenciar uma empresa familiar e organizações empresariais corporativamente ao longo de várias gerações.

O programa conduz as famílias por uma estimulante experiência em equipe, com trabalhos interativos e intercâmbios entre famílias de todo o mundo. As famílias fazem reuniões diárias, particulares e facilitadas com um treinador para se concentrarem em seus interesses próprios. Todos trabalham ativamente e juntos para criar um roteiro para o empreendimento familiar, deixando o programa com um plano personalizado para a família e empresa no caminho do sucesso a longo prazo.

QUEM DEVE PARTICIPAR

Famílias empresárias com grupos de proprietários de irmãos ou primos em que a segunda, terceira, quarta ou mais gerações estão no controle dos negócios ou da propriedade. As conversas e as sessões de aula se concentram nos problemas enfrentados pelas famílias multigeracionais que sobreviveram além do estágio inicial.

As famílias formam equipes de quatro ou mais indivíduos. O programa ajuda as equipes a avançarem seu pensamento, olhar para fora do negócio atingindo altitude, visualizar o futuro, melhorar seu planejamento e alinhamento a longo prazo e se concentrar em seus próprios interesses e agenda.

O programa mostra o negócio da família sob o ponto de vista da propriedade; ajudando os membros a entender as decisões importantes que devem ser tomadas e como o gerenciá-lo, planejando a longevidade das atividades empresariais da família.

Os participantes abrangem: proprietários, membros do conselho, sucessores, líderes na família, grupo de propriedade e negócios, familiares com interesse e comprometimento em pensar no futuro, membros da próxima geração, talentos que a família deseja em seu grupo.

TÓPICOS

Importantes questões abordadas:

  • Como as empresas familiares evoluem ao longo de gerações e como obter sucesso no ambiente disruptivo atual;
  • Como a tecnologia tem moldado indústrias e empresas e como as empresas familiares devem se adaptar;
  • Como articular a missão e os valores essenciais da sua família;
  • Como gerenciar transições de geração de liderança, propriedade, governança e criação de riqueza com as rápidas mudanças atuais e com a emergência dos millennials;
  • Como decidir sobre uma estratégia de portfólio para a empresa familiar, investimentos e family office;
  • Como decidir entre uma série de estratégias emergentes para capitalizar, possuir e controlar sua empresa e investimentos familiares;
  • Como as famílias estão se modernizando e permanecendo unidas no mundo globalizado e volátil;
  • Como gerir a família, o grupo de proprietários, a empresa, o family office e outras empresas da família, à medida que a família e as atividades se tornam maiores e mais complexas;
  • Como manter a família e sua empresa no caminho do sucesso a longo prazo;
  • Como decidir entre as estratégias mais recentes para dirigir e sustentar uma empresa familiar complexa e multigeracional, com um número crescente de acionistas de mais de uma geração.

CORPO DOCENTE

Professor John A. Davis

Professor Sênior de Programas Executivos de Empresas Familiares

 

O Programa Future Family Enterprise é liderado pelo Professor Sênior do MIT Sloan, John A. Davis, pioneiro e autoridade global no campo de empresas familiares. Ingressou no MIT Sloan após liderar a área de Empresas Familiares na Harvard Business School por mais de 20 anos. Ele é Professor e Pesquisador premiado e é cocriador das estruturas conceituais mais impactantes da área. O Prof. John A. Davis também é presidente do Cambridge Family Enterprise Group, consultoria global que auxilia famílias empresárias na criação de valor ao longo das gerações.

Jake Cohen

Reitor Sênior e Associado de Graduação e Mestrado do MIT Sloan

 

Jake Cohen é decano sênior associado de programas de graduação e mestrado e Professor de contabilidade e direito do MIT Sloan School of Management. Ensina contabilidade financeira a estudantes de Mestrado em Finanças e Educação Executiva, além do Israel Lab, a mais nova adição ao portfólio de programas de Aprendizado de Ação. O Prof. Cohen supervisiona o portfólio de programas de graduação do MIT Sloan, bem como escritórios de admissão, vida estudantil e desenvolvimento de carreira. Ele é responsável por definir a estratégia para a graduação e todos os programas de mestrado, incluindo o novo Programa de Master of Business Analytics. É membro do Conselho de Liderança e reitor oficial do MIT Sloan no cargo IX do MIT.

Jason Jay

Diretor de Iniciativas Sustentáveis do MIT Sloan

 

Jason Jay é Professor Sênior no MIT Sloan School of Management e Diretor de Iniciativas Sustentáveis. Ministra cursos sobre liderança, estratégia e inovação para negócios sustentáveis. Prof. Jay envolve estudantes e ex-alunos em projetos práticos com empresas e organizações líderes. Esses esforços ajudam a construir uma comunidade de inovadores na área de sustentabilidade, que inclui estudantes e ex-alunos do MIT, professores e pesquisadores, com parceiros em negócios, governo, ONGs e organizações híbridas. Ele é autor do livro Breaking Through Gridlock: The Power of Conversation in a Polarized World.

Jonathan Ruane

Professor de Economia e Gestão Global do MIT Sloan

 

Jonathan Ruane é Professor do Grupo Global Economics and Management do MIT Sloan School of Management e pesquisador digital do MIT Initiative on the Digital Economy (IDE). Foca na interseção de tecnologia, empreendedorismo, estratégia e mercados internacionais. Também é Professor adjunto do Trinity College Dublin e é beneficiário da Fulbright. Prof. Ruan eco-fundou o curso de pós-graduação “Negócios Globais de Inteligência Artificial e Robótica” com o Prof. Simon Johnson, além de ministrar cursos de MBA, EMBA e Educação Executiva no MIT. Trabalhou com estreita colaboração com Andrew McAfee e Erik Brynjolfsson em “Machine Platform Crowd”.

LOCAL

Uma das principais instituições de ensino do mundo, a Sloan School of Management é a escola de negócios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O campus do MIT Sloan está localizado em um dos centros de inovação e inicialização mais densos do mundo, no bairro de Kendall Square, em Cambridge, Massachusetts (EUA). Os participantes dos programas executivos do MIT Sloan têm a oportunidade de experimentar a inspiração e a energia de um ecossistema de inovação incomparável.

INSCRIÇÕES

Inscreva-se e leia mais sobre