VISÃO GERAL

Programa Founder to Family 2020 no MIT Sloan
Escola de Negócios do MIT Sloan
Cambridge, Massachussets, USA
25 a 29 de outubro de 2021

O programa The Founder to Family auxilia fundadores, ou famílias empresárias de primeira geração, á construir uma ponte para a próxima geração. Fundadores e membros familiares aprendem a como posicionar suas empresas e famílias para sucesso contínuo dentro de um ambiente de negócios em constante movimento e de, cada vez mais, complexibilidade familiar. Estruture o seu plano de transação para a segunda geração -não importa o quão perto ou longe essa transição possa estar. Mantenha sua empresa familiar em um caminho que se baseie no trabalho do fundador e que construa valor para outras gerações. Acelere conversas cruciais que envolvem o fundador e seus membros familiares para solucionar questões e estabelecer planos que sustenham o sucesso familiar e dos negócios.

Empresas familiares, no geral, superam empresas não-familiares, e aquelas que se encontram no estágio fundador apresentam as melhores performances dentre elas. São várias as vantagens competitivas e qualidades de empresas familiares em primeira geração que devem ser continuadas. Ao mesmo tempo, a maioria das empresas em estágio fundador infelizmente não continuam a obter sucesso ao entrar para a segunda geração. Porém, a família que consegue ultrapassar essa probabilidade, regenera seu sucesso de geração a geração, e prospera. Empresas e famílias precisam evoluir para permanecerem relevantes e se resguardarem contra vulnerabilidades que podem ser deformantes.

Para impulsionar uma empresa de sucesso em sua primeira geração para a próxima, fundadores e suas famílias precisam desenvolver e mesclar a próxima geração dentro da governança, propriedade, gestão, construção de riqueza, planejamento de sucessão e outras atividades importantes da família. Eles precisam adotar talentos nos grupos de gestão e posse, construir uma boa governança da empresa, donos e família, e aumentar ativos para atividades futuras.

Esse programa de 5 dias tem como objetivo ajudar sua família a aprender como revitalizar o sucesso nos negócios e como integrar a segunda geração dentro do plano. Ele explora os elementos críticos de gestão e liderança de uma empresa familiar de alta performance, preparando para a transição da primeira geração da família -não importa o quão longe essa transição esteja. Aulas diárias com especialistas exploram a as complexibilidades de uma empresa familiar e as forças disruptivas que atuam nos negócios atualmente; propriedade familiar e como a estruturar e passar para frente efetivamente; como manter a família unida e contribuindo para sua empresa; e como o fundador e a próxima geração podem ser parceiros eficazes. As aulas estimulam novos pensamentos e promovem discussões engajadoras sobre questões enfrentadas pelas famílias que se encontram no estágio fundador. Além disso, cada família tem, todos os dias, discussões privadas lideradas por um coach experiente para tratar de tópicos particulares em suas agendas, o que ajuda famílias a esclarecerem seus objetivos, capacidades, desafios, e opções. No final do programa cada família se despede com um plano de ações que pode ser implementado dali para frente.

 

CORPO DOCENTE

Professor John A. Davis

Professor John A. Davis

Professor Sênior de Programas Executivos de Empresas Familiares

 

O Programa Future Family Enterprise é liderado pelo Professor Sênior do MIT Sloan, John A. Davis, pioneiro e autoridade global no campo de empresas familiares. Ingressou no MIT Sloan após liderar a área de Empresas Familiares na Harvard Business School por mais de 20 anos. Ele é Professor e Pesquisador premiado e é cocriador das estruturas conceituais mais impactantes da área. O Prof. John A. Davis também é presidente do Cambridge Family Enterprise Group, consultoria global que auxilia famílias empresárias na criação de valor ao longo das gerações.

Deborah Ancona, MIT

Deborah Ancona

Professora de Administração e Diretora do Corpo Docente do Centro de Liderança do MIT

 

Debora Ancona é Professora de Administração, Estudos Organizacionais, e a Fundadora do Centro de Liderança do MIT na Escola de Administração MIT Sloan. Sua pesquisa pioneira sobre o sucesso de times operantes destacou a importância de gerenciar externamente, assim como internamente, o limite das equipes. Essa pesquisa conduziu-a diretamente ao conceito de X-Times como um veículo de propagação de inovação dentro de grandes organizações.

Bill Aulet

Bill Aulet

Professor da Prática de Inovação Tecnológica, Empreendedorismo e Gestão Estratégica, Diretor Administrativo do Martin Trust Center no MIT

 

Bill Aulet é o Diretor Administrativo do Martin Trust Center do MIT Empreendedorismo, e Professor de Clínica no MIT Sloan. O centro é responsável pelo empreendedorismo em cinco escolas no MIT, começando pela educação mas também extentendo para fora das salas de aula, através de grupos estudantis, conferências, competições, eventos de networking, premiações, hackathons, viagens estudantis, e mais recentemente, aceleradoras.

Jason Jay

Jason Jay

Diretor de Iniciativas Sustentáveis do MIT Sloan

 

Jason Jay é Professor Sênior no MIT Sloan School of Management e Diretor de Iniciativas Sustentáveis. Ministra cursos sobre liderança, estratégia e inovação para negócios sustentáveis. Prof. Jay envolve estudantes e ex-alunos em projetos práticos com empresas e organizações líderes. Esses esforços ajudam a construir uma comunidade de inovadores na área de sustentabilidade, que inclui estudantes e ex-alunos do MIT, professores e pesquisadores, com parceiros em negócios, governo, ONGs e organizações híbridas. Ele é autor do livro Breaking Through Gridlock: The Power of Conversation in a Polarized World.

George Westerman

George Westerman

Pesquisador Principal, Iniciativa do MIT sobre Economia Digital

 

George Westerman é o Principal Pesquisador Cientista da Iniciativa do MIT Sloan sobre Economia Digital. Suas aulas e pesquisa focam na liderança e inovação das tecnologias digitais. Ele é um Membro do Conselho de Gerenciamento de Negócios, Co-Presidente do Prêmio Anual “MIT Sloan CIO Leadership Awards”, e Diretor do Corpo Docente do curso do MIT Sloan, Tecnologias da Informação Essenciais para Executivos Não-Tecnólogos da Informação. George contribuiu para publicações em veículos como: Sloan Management Review, Harvard Business Review, The Wall Street Journal, e Forbes. Ele é o co-autor de três livros premiados. O mais recente, Leading Digital: Turning Technology into Business Transformation, foi nomeado um dos top dez livros de 2014 pela Business Digest e medalhista de prata no 2015 Axiom Business Book Awards.

LOCAL

Uma das principais instituições de ensino do mundo, a Sloan School of Management é a escola de negócios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O campus do MIT Sloan está localizado em um dos centros de inovação e inicialização mais densos do mundo, no bairro de Kendall Square, em Cambridge, Massachusetts (EUA). Os participantes dos programas executivos do MIT Sloan têm a oportunidade de experimentar a inspiração e a energia de um ecossistema de inovação incomparável.

INSCRIÇÕES

Inscreva-se e leia mais sobre