INSIGHTS E PESQUISAS

Por que as empresas familiares são tão importantes para a economia mundial

Peça a alguém para identificar uma empresa familiar que eles possam conhecer, e a maioria provavelmente nomeará uma pequena empresa em sua vizinhança ou comunidade. Talvez o pai e filho que são eletricistas, ou a floricultura do Centro agora comandada pela segunda geração. A maioria das empresas no mundo é jovem e pequena, e a maioria das empresas familiares é jovem e pequena (esse sempre foi o caso e sempre será o caso). Portanto, é fácil concluir erroneamente que empresas familiares são iguais a pequenas empresas.

Poucos, no entanto, identificariam o Walmart, a BMW ou qualquer empresa grande ou de capital aberto como uma empresa familiar. É como se, uma vez que uma empresa cresce ou se torna pública, ela não pode mais ser controlada por uma família. Embutido nessa suposição, existe um viés de que as empresas familiares são de desempenho inferior e desaparecem com o tempo, ou talvez sejam apenas um passo para empresas maiores e com administração profissional.

De fato, a maioria das maiores empresas de qualquer economia são empresas familiares e, em média, as empresas familiares têm um desempenho melhor que as empresas não familiares e sobrevivem por mais tempo. As maiores empresas familiares são um indicador de que as empresas familiares têm um desempenho muito bom, obrigado, em uma escala maior.

ranking das 750 maiores empresas familiares do mundo, da Family Capital, ilustra o tamanho dessas empresas e sugere o quanto elas contribuem para a economia mundial. Essas grandes empresas familiares exercem influência significativa em seus setores e na economia global mais ampla. As empresas desta lista combinaram receitas de mais de US $ 9 trilhões e empregam diretamente cerca de 30 milhões de pessoas.

A lista contém muitos nomes conhecidos como Ford e L´Oreal, mas também muitos menos conhecidos. Essas empresas trabalham em diversos setores e estão geograficamente espalhadas pela economia mundial. Isso deve nos dar uma pausa ao supor que as empresas familiares só podem sobreviver em certos setores ou em certos países e culturas. Muitas das 750 são baseados em países com setores empresariais familiares prósperos, mas cada vez mais também se baseiam em economias onde as empresas familiares começaram a prosperar – mais notavelmente na China. Aqui, uma combinação de crescimento econômico muito rápido e um número crescente de empresas que se deslocam para o controle de segunda geração deram origem a empresas familiares que correspondem ao tamanho de suas contrapartes em grande parte do resto do mundo.

Esta lista e os comentários anexos contribuem para uma melhor compreensão do dinamismo e da força do ecossistema global de empresas familiares. Um ecossistema que sustenta a economia global e deve crescer ainda mais importante e influente nos próximos anos.

*Este artigo é uma tradução do texto original, o qual pode ser encontrado aqui.

Founder and Chairman, Cambridge Family Enterprise Group; Senior Lecturer and Faculty Director, Family Enterprise Programs, MIT Sloan School of ManagementJohn A. Davis is a globally recognized pioneer and authority on family enterprise, family wealth, and the family office. He is a researcher, educator, author, architect of the field’s most impactful conceptual frameworks, and advisor to leading families around the world. He leads the family enterprise programs at MIT Sloan. To follow his writing and speaking, visit johndavis.com and twitter @ProfJohnDavis.

2020-08-25T11:50:51-03:000 Comentários