Um programa interativo de 3 dias, criado para reimaginar as estratégias do portfolio de riqueza de sua empresa familiar para a nova economia mundial.

O programa acontece em inglês e sem tradução simultânea

16–18 de junho de 2021
Todos os dias das 10:00 AM – 13:30 PM BRT

Aumentar a riqueza familiar através das gerações (incluindo empresas operantes, bens econômicos, bens familiares e outros investimentos) requerem mais do que boas apostas. Essa tarefa também necessita de uma série de aspectos essenciais de liderança, como um compromisso com as aspirações da família, investimentos recorrentes em talentos familiares, uma compreensão dos ciclos importantes dentro de uma empresa familiar e habilidades na criação efetiva de um portfólio de riqueza robusto que gerará um valor duradouro.

Durante os três dias do programa, você aprenderá a como arquitetar e liderar estrategicamente o PORTFOLIO DE RIQUEZAS MULTIGERACIONAL. Você também vai entender como aumentar a resiliência do seu portfólio de cara aos ambientes turbulentos e pelo decorrer das futuras gerações.

O QUE É O PORTFOLIO DE RIQUEZA DE UMA EMPRESA FAMILIAR?

O portfolio de riqueza de uma empresa familiar é a quantidade de empresas, investimentos financeiros, propriedades e bens materiais (como obras de arte), comprometimentos filantrópicos e outras atividades familiares importantes.

Esta quantidade de bens e atividades trazem retornos financeiros, conhecimentos únicos e know-how, significado e motivação ao pertencimento da família. Estes são os bens e as atividades que levarão o nome da família, marca ou reputação, e DNA. Estes são cultivados para passar às demais gerações para que eles também possam colocar a sua marca no portfólio.

Registre-se Aqui


RESUMO DO PROGRAMA


O MÉTODO TRADICIONAL DE ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA EM FAMILIAS

Com o decorrer das gerações, as empresas familiares bem-sucedidas acumulam os bens com um padrão semelhante — que é fazendo bons investimentos em bens e empresas e nutrindo a união entre os acionistas familiares. Eles criam, adquirem e fazem com que as empresas e outros investimentos cresçam graças aos interesses, bons instintos, trabalho persistente, relações pessoais e bom timing de mercado de um ou mais membros da família.

Após um tempo, é comum que o portfólio de riqueza da familia inclua uma série de ativos e atividades importantes da família: empresas, investimentos, ao lado de uma variedade de custos e despesas. A família também desenvolve organizações e governança para a sua riqueza em torno de Conselhos de Administração, um family office, atividades filantrópicas e comunitárias, entre outras. Quando a próxima geração começa a expressar interesse e perguntar sobre o portfólio, este muitas vezes se tornou uma junção bastante complexa de ativos e atividades cujo propósito e lógica subjacentes podem ser bastante difíceis de explicar.

Este método para a construção de portfólio de riqueza pode produzir uma riqueza considerável dentro de uma ou duas gerações, levando as famílias a acreditar que têm a “fórmula certa”. No entanto, ao decorrer dos anos, mesmo dentro da primeira e segunda gerações, essa construção de portfólio oportunista — embora comum — pode se tornar uma vulnerabilidade para uma família.

O portfólio de sua família está estruturado e planejado para que a sua ganhe valor da forma que você deseja? Ele está projetado para ser bem-sucedido no longo prazo?

Talvez seja o momento de esclarecer a estratégia do portfólio de sua família e de aproximar a liderança a ele.

AS FAMÍLIAS PRECISAM DE UM PORTFÓLIO DE RIQUEZA

No ambiente turbulento que vivemos, uma estratégia de portfólio de riqueza é essencial.

O planejamento e construção do portfólio de riqueza, juntamente com a antecipação das necessidades financeiras da família que podem vir a surgir futuramente, são fundamentais para motivar a família e fazê-la avançar para subir um degrau a mais no quesito de crescimento. A estratégia envolve um processo de estruturação baseado no diálogo e alinhamento entre os acionistas da família em relação à visão e metas para que o portfólio atinja os objetivos de riqueza da família.

É importante ressaltar que uma estratégia abrangente do portfólio de riquezas também deve reconhecer que a acumulação de ativos financeiros é apenas uma parte da construção de riqueza multigeracional e sucesso. Existem vários ingredientes necessários para construir valor através de gerações — muitos dos quais são facilmente negligenciados para priorizar a busca de ganhos financeiros.

Neste programa você aprenderá os ingredientes necessários para construir o valor familiar a longo termo.

Registre-se Aqui

Inscrição

Quem deve participar?

Este programa é projetado para famílias empresarias que estão prontas para se aprofundar em seu portfólio de riqueza empresarial familiar com uma perspectiva multigeracional. O programa é um acelerador para famílias que estão prontas para projetar um portfólio para atender a importantes objetivos familiares, realizar a visão familiar, aumentar a riqueza da família e explorar a criação de outras fontes de valor, agora e para as próximas gerações.

As familias participantes devem ter:

  • Importante liquidez financeira com ou sem empresas operacionais (agora ou em um futuro próximo)
  • Alguma combinação de empresas operacionais e/ou investimentos — como investimentos diretos, investimentos em fundos privados, ativos tangíveis ou ativos líquidos (agora ou em um futuro próximo)
  • O interesse em apoiar as atividades da comunidade e/ou retribuir através da filantropia, impacto social, investimento de impacto, empreendedorismo social ou de outras formas

É essencial que todos os participantes tenham dominio do Inglês já que o curso será ministrado neste idioma

Taxa de Inscrição

$2,600 para o primeiro registrado da família 
$2,100 para cada inscrito adicional da mesma família, empresa ou family office
Em Dolares USD.

A participação em grupo de mais de 3 membros da família, além de conselheiros ou diretores, é altamente incentivada para absorver e discutir novos conceitos em conjunto. Isso leva a uma implementação mais rápida e eficaz após o programa. Um comentário comum que ouvimos de ex-participantes de nossos programas é: “Eu gostaria de ter trazido mais membros da família comigo para este programa.”

CORPO DOCENTE

 

Professor John A. Davis

Professor John A. Davis

Professor Sênior de Programas Executivos de Empresas Familiares

 

O Programa Future Family Enterprise é liderado pelo Professor Sênior do MIT Sloan, John A. Davis, pioneiro e autoridade global no campo de empresas familiares. Ingressou no MIT Sloan após liderar a área de Empresas Familiares na Harvard Business School por mais de 20 anos. Ele é Professor e Pesquisador premiado e é cocriador das estruturas conceituais mais impactantes da área. O Prof. John A. Davis também é presidente do Cambridge Family Enterprise Group, consultoria global que auxilia famílias empresárias na criação de valor ao longo das gerações.

Dr. Pascale Michaud

Dr. Pascale Michaud

Membro, Instituto Cambridge para Famílias Empresárias

 

Pascale Michaud é consultora de famílias empresárias ,atuante ao redor do mundo, especialista em estratégias e modelos de governança visando sucesso contínuo. Ela assessora famílias empresárias multigeracionais em questões como crescimento corporativo, estratégias de negócios e governança, administração de inovações, preparação digital, transições de liderança, desenvolvimento da próxima geração, governança familiar, e filantropia familiar e corporativa.