VISÃO GERAL

Programa Construindo um Conselho de Administração de Classe Mundial Para sua Empresa Familiar
Samberg Conference Center
Cambridge, Massachussets, USA
11 a 14 de setembro de 2022

INSCREVA-SE AQUI

Um Conselho de Administração com uma visão de futuro é uma ferramenta poderosa para que os acionistas orientem a sua empresa familiar na nova economia.

Hoje em dia, as indústrias se enfrentam a níveis acelerados de mudanças disruptivas, globalização e concorrência.

Mais do que nunca, as famílias empresárias precisam conselhos que criem valor e que se esteja alinhado com os acionistas familiares e os executivos para determinar metas ambiciosas, adaptar modelos de negócios, e repensar a distribuição de recursos. Um conselho unido guia os acionistas para um bom escalonamento dos seus negócios a traves de crescimento orgânico ou aquisições, desinvestimentos, eventos de liquidez, novos investimentos, estruturando um family office, ou outras atividades importantes.

Somado a isso, o conselho estratégico no mais alto nível da empresa ajuda os acionistas para determinar uma direção para o portfólio de negócios completo da família, investimentos e entidades. Isso ajuda a definir como a família pode fazer as melhores contribuições para a empresa, contribuindo para que a empresa familiar tomará as decisões corretas para perpetuar o negócio entre as gerações.

Um conselho bem estruturado tem um valor imensurável no momento de contribuir para o crescimento do patrimônio familiar e para modelar o futuro de uma empresa familiar multigeracional.

O programa de Conselhos de Administração de Classe Mundial foi muito inspirador, e eu amei cada minuto dele. Ele respondeu todas as minhas perguntas sobre uma boa governança familiar.

– Membro de 5ta Geração e Presidente de uma empresa familiar multinacional.

VISÃO GERAL DO PROGRAMA

O Programa Construindo um Conselho de Administração de Classe Mundial Para sua Empresa Familiar acelera o planejamento e revitalização do sistema de governança corporativa de empresas familiares—seja para uma empresa ativa, portfólio de empresas, holdings, ou family offices.

O programa explora os seguintes temas relacionados na maneira como os acionistas podem maximizar o valor de seus conselhos:

  1. Estrutura da governança: Quais são os diferentes tipos de conselho e qual é o conselho o melhor conselho para a atualidade da sua empresa familiar?
  2. Papel do conselho: Quais são as tarefas de um conselho nos diferentes momentos da evolução de sua empresa familiar?
  3. Funcionalidade e estrutura do Conselho: Como um conselho é estruturado, composto, gerenciado e liderado?
  4. Desempenho do conselho: Como a efetividade de um conselho pode ser medida e solidificada?
  5. Impacto individual: Como pode se contribuir efetivamente, de maneira individual, com o conselho, ou se preparar para liderá-lo?

O programa fortifica a performance de diretores e acelera a preparação dos futuros membros do conselho e de seus líderes.

TÓPICOS

TIPOS DE CONSELHO

  • O que um conselho fornece aos acionistas, e o que estes precisam para do conselho para navegar pelos desafios da economia do futuro.
  • Diferentes tipos de conselhos e diferentes papeis nestes tempos disruptivos.
  • Como estruturar o(s) conselho(s) corretamente para a sua empresa familiar: empresas operacionais, de investimentos, entidades de investimento de impacto, family offices e holdings.

CONEXÃO COM A FAMILIA

  • Como o conselho se conecta com a visão da empresa familiar para o futuro.
  • Treinamentos para que a próxima geração seja parte sólida do conselho.
  • Relação simbiótica e coordenação entre o Conselho e a governança familiar.

 

DEVERES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Principais deveres de um bom conselho.
  • Responsabilidades do conselho para ganhar escopos económicos e reforçar a agenda de inovação.
  • Papel do conselho em integrar a estratégia corporativa e a estratégia de talentos.

COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO

  • Como compor um conselho efetivo e as necessidades de diferentes composições em diferentes conselhos.
  • Executivos externos: recrutamento, remuneração e como aproveitar ao máximo o seu potencial.
  • Executivos da família: preparação, desenvolvimento e como aproveitar ao máximo o seu potencial.

LIDERANÇA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Evoluindo os papeis dos membros do conselho ou executivos em momentos de ruptura, incluindo lições desde o ponto de vista de um presidente.
  • Agendas de conselho efetivas e o que uma boa reunião de conselho conquista.
  • Avaliação da eficácia do Conselho de Administração

PLANOS DE AÇÃO INDIVIDUAIS

  • Durante o programa, cada equipe irá desenvolver um plano de ação para o conselho de sua empresa familiar.
  • Cada participante irá desenvolver planos de ações para o seu próprio desenvolvimento pessoal como membro de conselho.
  • Planos de ações estruturados com orientações personalizadas pelo corpo docente para atingir as metas e objetivos específicos de cada conselho.

INSCREVA-SE AQUI

CORPO DOCENTE

Program Chair: Professor Philippe Haspeslagh

Program Chair: Professor Philippe Haspeslagh

Professor e Reitor Honorário da Escola de Negócios Vlerick

O Professor Philippe Haspeslagh é Reitor Honorário e Professor na Escola de Negócios Vlerick, uma escola belga com campi em Bruxelas, Gent, Leuven, São Petersburgo e Beijing. Ele liderou a escola de 2008-2015. Até 2008 ele foi Professor Presidido Paul Desmarais of Active Ownership. Na INSEAD, onde começou o Fórum de Diretores Internacionais e dirigiu o Programa de Administração Avançado.

Professor John A. Davis

Professor John A. Davis

Professor Sênior de Programas Executivos de Empresas Familiares

John A. Davis, pioneiro e autoridade global no campo de empresas familiares. Ingressou no MIT Sloan após liderar a área de Empresas Familiares na Harvard Business School por mais de 20 anos. Ele é Professor e Pesquisador premiado e é cocriador das estruturas conceituais mais impactantes da área. O Prof. John A. Davis também é presidente do Cambridge Family Enterprise Group, consultoria global que auxilia famílias empresárias na criação de valor ao longo das gerações.

Eduardo Gentil

Eduardo Gentil

 Membro, Instituto Cambridge para Famílias Empresárias

Eduardo Gentil é Consultor Sênior e Sócio do Instituto Cambridge para Famílias Empresárias onde ele auxilia empresas familiares em questões relacionadas a sucessão, conselhos de direção, governança corporativa e familiar, planejamento financeiro e estratégias de propriedade. Desde 2000, ele lidera a prática da Consultoria Cambridge no Brasil, e trabalhou com famílias multigeracionais globalmente. Ele é membro do Instituto Cambridge para Famílias Empresárias, onde ensina e facilita programas de empresas familiares ao redor do mundo, incluindo famílias empresárias em programas da Escola de Negócios de Harvard.

Andrew Hier

Andrew Hier

 Membro, Instituto Cambridge para Famílias Empresárias

Andrew Hier é Consultor Sênior e Sócio do Instituto Cambridge para Famílias Empresárias onde ele auxilia empresas familiares em questões relacionadas a relações de sócios, estratégias de propriedade, problemas de sucessão e próximas gerações, e governança da família, propriedades e negócios. Ele é Membro do Instituto Cambridge para Famílias Empresárias, onde ensina e facilita programas de famílias empresárias ao redor do mundo, incluindo aquelas presentes nos programas da Escola de Negócios da Harvard. Também advogado, ele é co-autor do livro Understanding the Power of Ownership, prestes a ser publicado. É ativo no Instituto de Empresas Familiares, a associação de primeira representação de consultores servindo famílias, onde ele co-presidiu a Conferência Global em 2014.

Dr. Pascale Michaud

Dr. Pascale Michaud

Membro, Instituto Cambridge para Famílias Empresárias

Pascale Michaud é consultora de famílias empresárias ,atuante ao redor do mundo, especialista em estratégias e modelos de governança visando sucesso contínuo. Ela assessora famílias empresárias multigeracionais em questões como crescimento corporativo, estratégias de negócios e governança, administração de inovações, preparação digital, transições de liderança, desenvolvimento da próxima geração, governança familiar, e filantropia familiar e corporativa.