Carta aberta dos sócios CFEG para as famílias empresárias 

Para famílias empresárias ao redor do mundo,

Neste momento importante da história, as famílias empresárias enfrentam novos e significativos desafios trazidos pela pandemia do Coronavírus. À medida que você experimenta, em primeira mão, os choques dessa perturbação e testemunha seu impacto sobre indivíduos, famílias, empresas, economias e sociedades, é essencial manter a cabeça fria e se concentrar no que precisa ser feito – em todos os níveis de sua empresa familiar e suas comunidades.

Famílias foram catapultadas para o modo de gerenciamento de crises e estão constantemente se adaptando à medida que a pandemia e suas repercussões ocorrem.

 

Como o CEO de uma família constatou em uma de nossas sessões de trabalho virtuais:

“Tudo muda drasticamente todos os dias. É uma adaptação permanente, com altos níveis de estresse, enquanto estamos constantemente sendo solicitados para tomar decisões. Este momento requer alta resiliência, tanto física quanto mental, e o mais importante é manter a visão de longo prazo.”

Um proprietário ativo de uma empresa familiar declarou-nos:

“Agora estamos escrevendo a história dia após dia. Não há visibilidade. É importante inovar constantemente e estar à frente de mudanças. Algumas de nossas ações têm uma janela curta e estabelecerão a referência para outros negócios em nosso país e para nossos reguladores.”

Famílias e empresas familiares já enfrentaram tempestades de grande magnitude antes – guerras, crises econômicas e revoltas de todos os tipos. Os sobreviventes se beneficiaram dos pontos fortes inerentes à suas empresas familiares: marca e identidade familiar, senso de propósito, unidade e alinhamento, propriedade ativa, perspectiva de longo prazo, estabilidade da propriedade, inovação, dedicação à comunidade e às partes interessadas e membros da família comprometidos com valores. Estes são exemplos de pontos fortes para alavancar e reforçar durante esse período turbulento.

Na CFEG, acreditamos que as famílias empresárias com espírito social, ágil e unidas desempenharão um papel importante no atendimento às necessidades das comunidades e nações nos próximos dias, semanas e meses. A liderança de famílias como essas dão esperança ao mundo de que existem grandes  exemplos inovadores como referência de resposta à pandemia.

As famílias empresárias sabem que, embora não seja possível controlar como essa crise afeta seu setor, economia e sociedade, é possível controlar como responde a ela. As empresas familiares, coletivamente, encontram maneiras de persistir. Você tem nosso apoio para ajudá-lo a enfrentar essa turbulência, planejar o que está além dela e facilitar os diálogos entre seu grupo acionário, membros de sua família, seus Conselhos de Administração e seu talento organizacional. Todos nós finalmente nos recuperaremos e sairemos mais fortes como sociedade.

Nossa equipe de especialistas da CFEG está preparada para ajudar sua família e empresa a se moverem construtivamente durante esse período. Estamos felizes em compartilhar o que estamos fazendo para apoiar as famílias empresárias e o que vemos funcionando nas muitas empresas familiares que auxiliamos.

Desejamos o melhor a você,

Sócios CFEG